Para começar
Entre as principais causas que levam o empreendedor ao fechar o seu negócio é a cultura organizacional.
“Você precisa de três elementos básicos para abrir um novo negócio: conhecer o seu produto melhor do que ninguém; conhecer os seus clientes; e desejar, com todas as forças, o sucesso.”
Dave Thomas
Por não enxergar desde cedo que o seu negócio é uma empresa, muitas questões como confusão patrimonial (não separar o dinheiro da empresa e da pessoa física), falta de experiência com administração (ao não ter controle sobre o custo mínimo de manutenção do negócio), negligência dos aspectos burocráticos (falta de formalização de contratos ou utilização de modelos genéricos), entre outros, são aspectos fundamentais que vão ditar o sucesso ou não do empreendimento.
Tendo em vista esses apontamentos, preparos diversas dicas para empreendedores de como iniciar sua jornada com o pé direito e fazer do seu negócio o projeto transformador da sua vida e da sua família!
Aspectos Burocráticos
Em primeiro lugar a criação de um CNPJ é fundamental. Nas modalidades MEI/EPP, SLU, entre outras, você terá uma barreira de entrada pequena, sem muita onerosidade, e irá usufruir de um regime tributário mais favorável, e ainda obter diversos benefícios civis.
Ainda, há todo o cuidado com a estruturação contratual, seja de colaboradores ou de fornecedores, a legislação deve ser observada com muita cautela, pois há muitos deveres e responsabilidades que inicialmente são simples de ser observados, mas se forem negligenciados há um acumulo de obrigações e torna-se uma verdadeira bola de neve.
Controle de Caixa
Tenha uma planilha ou caderno com os custos dos seus produto/serviços, bem como dos seus custos fixos e de publicidade. É comum a crença de que seus negócios vão a um ritmo e quando os números são colocados no papel você percebe que a realidade da empresa é outra.
Confusão Patrimonial
Cultura Empresarial
Fuja da crença do “jeitinho” e de querer se aproveitar ao máximo das situações. Tenha uma visão empreendedora, com metas e cronogramas realistas e bem estabelecidos, evitando assim sanções trabalhistas, fiscais, quebras de contratos, entre outros.
Dessa forma a saúde do seu negócio e a permanência dele ao tempo fica mais provável de ser preservada.